Guia de cuidados com seu Kit de manicure

5







 Oi galera linda!
Fazer as unhas em casa nem sempre significa estar livre de todos os perigos de higiene que o salão oferece,pois a má conservação dos objetos pessoais pode predispor a proliferação de bactérias.Sem contar que emprestar a lixa a uma amiga e outros gestos corriqueiros também podem trazer micro-organismos para o seu nécessaire.
O uso de material não esterilizado aumenta o risco de contaminações por fungos e bactérias, causando micose e processos inflamatórios nas bordas das unhas,e para prevenir esses problemas, preparei uma lista coletada na internet,com os cuidados que você deve ter com cada item do seu kit unhas

 Conheça os cuidados necessários com cada objeto do seu Kit Manicure

 

Alicates



Alicate de unhas - foto: Getty Images

 O único procedimento que mata todos os micro-organismos que se alojam nos alicates é a autoclavagem - técnica comum nos salões de beleza que utiliza um aparelho que esteriliza os objetos, o autoclave. Para adaptar esse procedimento ao uso caseiro, você deve fazer a limpeza com álcool 70 e ferver em seguida. Lavar com água corrente e sabão antes de passar o álcool também é indicado para retirar a sujeira visível, sem se esquecer de enxugar muito bem antes de guardar. Outra dica é usar protetores para as pontas desse e de outros objetos cortantes, que impedem que eles percam o fio e se tornem menos eficientes.

Tesoura de unhas - foto: Getty Images Tesoura de unha
Assim como os outros objetos de metal, a tesourinha deve ser sempre lavada com água e sabão, higienizada com álcool e fervida em água após o uso. Esse cuidado é de extrema importância para qualquer material que seja cortante, já que pode cortar a pele e contaminar o sangue com bactérias. Também é melhor guardar esses objetos em um estojo próprio, para eles não perderem o corte.


Lixas de unha coloridas - foto: Getty ImagesLixa 
Quando uma amiga quebra a unha, você se apressa em pegar a lixa na bolsa para emprestar? "Esse simples ato pode causar todo o transtorno de uma micose nas unhas", Fique alerta. Junto com os restinhos de unha, alguns fungos podem se instalar na lixa, aumentando riscos de contaminação. Além disso, quando você for guardá-la, esses micro-organismos podem passar para outros objetos do seu kit. 


Mulher usando lixa de pé - foto: Getty ImagesLixas de pé 
Muita gente deixa a lixa de pé ou a pedra-pomes na prateleira do banheiro para aproveitar os benefícios da água quente do banho para o amolecimento da pele. Mas esse tipo de armazenamento é péssimo, já que locais quentes e úmidos são perfeitos para abrigar bactérias, fungos e outros micro-organismos. "O ideal é guardar os objetos todos bem sequinhos em nécessaire ou caixinha longe de luz, umidade e calor excessivo". Respeite também o prazo de validade do produto, que costuma ser industrializado e conter essas informações na embalagem. 


Palitinho para empurrar cutícula - foto: Getty ImagesPalitinhos 
Opte pelos palitinhos de metal ao invés dos palitinhos de madeira para retirar o excesso de esmalte nas laterais das unhas e até mesmo empurrar a cutícula. "O metal permite a esterilização e elimina as bactérias". Já os palitinhos de madeira são difíceis de secar e viram a colônia perfeita para elas.

Esmalte vermelho - foto: Getty ImagesEsmaltes 
De olho na validade: o esmalte pode durar cerca de dois anos, mesmo em uso. O ideal é sempre usá-los enquanto a textura ainda está cremosa para garantir um acabamento mais bonito. O frasco que é aberto várias vezes vai engrossar mais rápido, mas isso não quer dizer que ele está impróprio para o uso. Alias esse é o único produto do kit manicure que pode ser emprestado sem que haja risco de contaminação.

Toalha branca usada para fazer as mãos - foto: Getty ImagesToalha 
Paninhos usados para enxugar as pontas dos dedos não devem nunca ser guardados logo após o uso. Elas acumulam restos de pele e de unhas que facilitam a proliferação de bactérias. Sem falar na umidade: prefira usar toalhas descartáveis ou lavar as de tecido, preferencialmente com água quente, logo após o uso.


Hidratante - foto: Getty ImagesHidratante
O melhor hidratante é aquele que vem em bisnagas - atentando-se sempre à data de validade. Os produtos disponíveis em potes com tampas de rosquear fazem com que você coloque a sua mão inteira no pote para pegar o creme. Isso pode levar restos de unha e pele para dentro do recipiente, o que não é nada higiênico.

Kit unhas - foto: Getty ImagesComo guardar? 
Em casa, vale acondicionar os objetos em nécessaire ou caixinha de madeira. "Mas é importante que o recipiente fique seco, limpo e longe de sol e calor, já que esses fatores podem alterar a eficiência do produto e até predispor a proliferação de micro-organismos"












5 comentários:

Alexia Cavalcante disse... [Responder Comentário]

Ameii!!

Preciso da sua opinião aqui ô: http://www.papodemeninasaer.com/2014/01/wishlist-sheinside.html

Pri - Esmaltes da Pri disse... [Responder Comentário]

Ótimas dicas, Sid! Guardo meus produtinhos numa necéssaire preta e deixo tudo sempre bem cuidado!

http://priesmaltes.blogspot.com.br

Beijinhos da Pri!

Sid Alves disse... [Responder Comentário]

@Pri - Esmaltes da Pri Obrigada flor!Fico feliz que tenha gostado das dicas.Beijos

Thamiris Nunes disse... [Responder Comentário]

Bom dia! Tudo bem?
Desculpe a demora em responder seu comentário.
Adorei as dicas de higiene!
Vindo aqui retribuir a visita... Muito obrigada!
Quando voltar lá, não esqueça de votar na enquete localizada no canto direito superior do meu blog! ♥
www.espinhapunk.blogspot.com

Sid Alves disse... [Responder Comentário]

@Thamiris Nunes Eu que agradeço flor,pode deixar que voto sim.Beijos

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Que bom ter você por aqui !
Seu comentário vai ser lido e respondido com muito carinho!
Fique super a vontade para dar dicas , fazer sugestões , sempre claro mantendo a delicadeza e a ética , não ofenda ninguém é muiito deselegante.
Serão excluidos todos os comentário que ofendam alguem ou que seja para tirar proveito do meu blog.
Se quiser deixar o link do seu blog com certeza irei visita-lo , não peça para seguir sem me seguir primeiro.

Beijiinhus